sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Refeição de todos os tipos.


Cafe da manhã

O desjejum, quebra-jejum[1], mata-bicho (português angolano e moçambicano), pequeno-almoço (português europeu) ou café-da-manhã (português brasileiro) é a primeira refeição do dia, precedendo o almoço ou ceia. É consumido geralmente pela manhã.
A composição do desjejum varia muito com as culturas e tem variado com as modificações da sociedade, devidas ao desenvolvimento e novas maneiras de viver. No mundo rural, a primeira refeição era composta dos restos do jantar, ou de uma sopa feita com aqueles, para os membros da família que saíam cedo de casa para o trabalho ou para a escola, por vezes longe de casa. Na cidade, é geralmente mais simples - café ou chá, acompanhando algum tipo de pão com manteiga e doce de fruta, por vezes algum tipo de suco. Outro componente desta refeição são os cereais, às vezes na forma de müsli.
No entanto, isto varia com os países e reflete-se na hotelaria: é normal, num hotel, ser oferecida a opção entre um desjejum continental (pão com manteiga e algum tipo de doce) e um desjejum americano, britânico ou inglês, que pode incluir ovos, bacon, salsichas e feijões com molho doce, sempre acompanhado de café ou chá. A designação desjejum continental deriva de uma visão britânica da Europa continental como entidade separada das ilhas britânicas, sendo esse tipo de desjejum geralmente associado a essa parte da Europa pelos britânicos.
[editar]Etimologia

Desjejum vem do latim vulgar disjejunare (quebra do jejum), ou seja, representa a quebra do jejum involuntário mantido durante o sono. A palavra também deu origem ao francês déjeuner (com o mesmo signficado na Bélgica, na Suíça e no Canadá, mas não na França, onde significa almoço) e ao castelhano desayuno, com o mesmo significado; da mesma maneira, a expressão inglesa breakfast retém o significado original do latim (break, "quebrar" e fast, "jejum").
Em algumas línguas nórdicas, o desjejum é designado como "comida da manhã", (morgunmatur, em Islandês e morgenmad, em

Nenhum comentário:

Postar um comentário